quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bonecas de Trapo

As garotas das Bonecas de Trapo tiveram suas primeiras idéias em meados de 2004. O que começou como um passatempo entre as primas, Daniela Gonçalves, Cilene Tyler, Raiane Gonoli e sua cunhada Deydi Silva, tomou forma de banda e as meninas começaram a se apresentar fora das festas familiares.

O nome Bonecas de Trapo foi idéia de Cilene vindo da música do Aerosmith “Rag Doll”. A princípio surgiram outros nomes, mas depois de muita insistência, este foi o que mais definiu o perfil da banda.

Em 2005, as Bonecas ficaram mais conhecidas. Como era novidade – a primeira banda de garotas da cidade, tocaram em shows de norte a sul de Ceilândia até expandirem para as cidades vizinhas como Samambaia, Recanto das Emas, Brasília e Taguatinga.

Em 2006, surgiu a oportunidade de tocar fora do DF, no 1º Festival Nacional de Punk Feminino em Goiânia-
GO, que contou com a presença de bandas famosas como Dominatrix e Pulso. Tocaram também no Ferrock, o evento que tem mais de 20 anos e mais fiel as origens do rock do Distrito Federal.


Em 2007, a saída de Raiane Gonoli que era a guitarrista base abala um pouco a banda, mas mesmo como um trio elas continuaram a tocar em vários lugares de Brasília. Ganharam a ETBmix de 07/2007, um concurso com bandas de alunos da Escola Técnica de Brasília e entraram em estúdio para gravar a primeira demo/CD intitulada “Boneca de Trapo” contendo 5 músicas. Foram novamente convidadas a tocar no 2º Festival Nacional de Punk Feminino em Goiânia, que dessa vez contou com a presença da banda Biggs.

No começo de 2008, Daniela Gonçalves (bateria) deixa a banda para se dedicar aos estudos, então Thiago Antunes, baterista da banda Rude na época e amigo da banda deu uma força em alguns shows até a entrada de Sand Lêycia que tomou a cozinha das Bonecas fazendo assim a crise acabar. Pouco tempo depois Geisa Azevedo entra como guitarra base e as bonecas participam do festival "Rock na Veia" em Ceilândia onde a banda Plebe Rude é a atração principal.

No início de 2009, Geisa e Sand saem da banda por causa da distância e por assim não conseguirem acompanhar a banda. Então, Raiane Gonoli, a ex-guitarrista se torna a baterista, e assim novamente um trio.



Atualmente estão gravando para participarem de uma coletânea nacional de bandas femininas punk/hc/grind intitulada "A Intenção de Eva Era Revolucionar" com a participação de 5 bandas femininas de estados diferentes do Brasil para ser lançada ainda esse ano. E paralelamente a isso estão gravando para lançar um novo CD com número de músicas e data ainda indefinido. O que está certo é que as músicas da coletânea não serão as mesmas do CD.

Enfim, as Bonecas de Trapo tem a ideologia retratada em suas letras: dia a dia de garotas excêntricas, sexo, protestos e outros contos cantados com muito bom humor. E mesmo que não fazendo letras falando diretamente sobre feminismo ou discriminação da mulher na sociedade, são adeptas do movimento Riot Grrrl com a peculiaridade de não estar somente lutando pela causa feminista, mas principalmente vivendo as conquistas feministas.

São influenciadas principalmente por Ramones ,L7, Hole, Nirvana.



Álbuns:

Bonecas de Trapo - Boneca de trapo(demo) 2007:Download


Bonecas de Trapo - Reação Feminina (coletânea) 2009 Download  (Nesse arquivo apesar do albúm ser no total de 6 bandas aqui contém somente as músicas da banda Bonecas de Trapo. )







Nenhum comentário:

Postar um comentário