Mostrando postagens com marcador Dia da mulher. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dia da mulher. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 8 de março de 2012

À TODAS AS MULHERES DO MUNDO! texto by :Patricia Amarante


Dia 8 de Março, o então, Dia Internacional da Mulher.
Um parabéns para todas elas, indiferente de raça, cor dos olhos ou tipo de cabelo, credo ou profissão.  Se gosta de pagode, funk, sertanejo, rock, enfim, TODAS AS MULHERES!
Um abraço apertado, para a mulher. Para a mãe, para a filha, sobrinha, irmã.

Mas não quero lembrar delas só hoje, pois, todo dia é dia de mulher!
Todo dia é dia, de lembrar tudo que passamos para poder estar aqui, expressando sentimentos sem ser repreendida de forma violenta.
Não queremos submissão, queremos por na mesa o pão.
Não queremos apenas carinho, queremos fazer e desfrutar do sabor do vinho.
Quero sair nas ruas durante a noite, sem temer o que o escuro abriga.
Não quero ser melhor, quero ser igual.
Mesmos deveres, mesmos valores, ao menos me respeite!
Por que eu tenho que cozinhar, lavar, passar? Se você, homem pode me ajudar?
Dividir o peso, e não sozinha carregar.
Poder comprar meu cigarro, e se quiser me embriagar, sem ninguém o dedo apontar.
Mulher! Menina! Guria! De carne, ossos e sentimentos.
Escute meu protesto, dessa vez não é um lamento!

Feliz dia da mulher, nós podemos lutar no passado e sempre iremos poder!

Todos os dias são dia da mulher,mas hoje em especial !


                                                    











Bom hoje é dia 8 de março, comemorado para homenagear todas as mulheres do mundo, ou seja, dia internacional da mulher. Nesse exato dia no ano de 1857, 129 operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York, decidiram fazer uma greve, para reivindicar melhores condições de trabalho. Essas mulheres ocuparam a fábrica, a manifestação foi reprimida com muita violência pela polícia. As tecelãs refugiaram-se dentro da fábrica os patrões e a polícia trancaram as portas e atearam fogo, matando as 129 operárias carbonizadas. A manifestação das operárias chamou a atenção na época por ser a primeira greve organizada exclusivamente por mulheres e pela tragédia do desfecho.
 No entanto a sensibilização da sociedade sobre o episódio e pelas causas femininas foi aumentando e, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU  (Organização das Nações Unidas). Mas lembrando que todos os dias é dia da mulher, mas hoje em especial!